ATIVIDADES PEDAGOGICAS
terça-feira, 19 de janeiro de 2010 by Reciclagem de Artigos in

Ciências com Selo Postal

Trata-se de uma idéia para ser trabalhada em Ciências. Tendo falado a respeito de fauna e flora, leve para a aula variados selos abordando esses assuntos, ou solicite aos alunos que o façam. Estabeleça uma quantidade única que cada um deverá colar no caderno ou em uma folha avulsa. Feito isso, desafie-os a identificar e a escrever ao lado de cada selo do que é que ele trata: se de fauna, de flora, ou de ambas. Eles poderão, ainda, pesquisar um pouco sobre as características daquela espécie.



A bola e o Conhecimento
Disponha os alunos sentados em circulo e ponha-se no centro desse circulo com um abola nas mãos. A atividade poderá ser realizada também substituindo a bola por um bicho de pelúcia.
Desloque-se pelo interior do circulo, enquanto discorre sobre o conteúdo da matéria. De modo súbito e aleatório, arremesse a bola ou o bicho em direção a um aluno do circulo e faça-lhe uma pergunta relacionada ao assunto em questão. Para demonstrar que está atento á aula, esse aluno deverá respondê-la de imediato e jogar a bola de volta a você, que prosseguirá a aula e mais adiante a arremessará a outro aluno. Em caso de resposta correta, você aceitará de volta a bola; caso a resposta esteja errada, arremesse-a de volta, repetindo a pergunta. Esse processo pode ser repetido até que o aluno dê a resposta correta, ou essa resposta pode ser revelada por você, prosseguindo, então a aula.



Em Duplas

Organize a turma em duplas, associando um aluno que apreendeu melhor o conteúdo exposto por você anteriormente a outro que não alcançou esse patamar. Aquele explicará o conteúdo combinado ao parceiro.


Aproveitando a chamada para realizar enquetes


Não é só proveitoso, mas importante ouvir de nossos alunos como eles se sentem em relação aos vários momentos do processo pedagógico, do qual somos timoneiros. É uma forma de compartilhar responsabilidades pela condução da embarcação.
Aproveite a hora da chamada e peça-lhes que anunciem sua presença estabelecendo um valor dentro de uma escala que você atribuirá. Digamos de 0 a 5, indicando o pensamento daquele aluno, naquele determinado dia, sobre:
• Seu grau de interesse na aula
• Seu envolvimento com a disciplina ministrada
• A performance do professor etc.. ( a critério)