Comente com a turma que é chegada a época de eleições em uma cidade imaginaria e que ali, bem á sua frente, está a sua participativa população. O pleito a desenvolver-se em breve será para o ilustre cargo de prefeito daquela pacata cidade, cujo povo tem uma conduta tão peculiar. Por que peculiar? Todos irão logo saber. Diga-lhes que você foi nomeado pelo governador para organizar o processo eleitoral daquela localidade e que, em vista disso, precisa inscrever os candidatos que concorrerão ao cargo. Anote os nomes dos concorrentes no quadro. Informe que, por imposição legal, deverá haver um número par de candidatos.
Convoque dois deles para se destacarem do grupo, enquanto os demais – naquele momento – farão parte da massa que exercerá o sagrado direito da cidadania. Explique aos dois candidatos quais são as regras finais: eles deverão tirar no “par-ou-ímpar” quem começará o embate político. Estabeleça o tempo de três minutos para cada um usar a palavra.
Feito isso, o primeiro dará inicio, discursando em favor do adversário. Isso mesmo! O discurso deverá ser recheado dos maiores elogios ao político concorrente e das maiores críticas a si mesmo, como possível prefeito da cidade.
Esgotado o tempo do primeiro candidato, passe a voz ao segundo – que deverá ter o mesmo procedimento em relação áquele que o antecedeu. Assim que este terminar, peça que a população ali reunida aclame, levantando a mão, o vencedor daquela eleição – isto é, aquele que melhor defendeu as qualidades do adversário, em prejuízo das suas.
O jogo prosseguirá com a convocação de mais uma dupla de candidatos, que repetirá os mesmos procedimentos.
Referencia:
MIRANDA, Simão de Professor, não deixe a peteca cair! 63 idéias para aulas criativas.p.69
UM ESPAÇO ESPECIAL PARA TROCA DE NOVOS CONHECIMENTOS, NOVAS AMIZADES...
Blog Archive
-
▼
2010
(73)
-
▼
janeiro
(55)
- 220 MOTIVOS PARA ESTUDAR:
- PROJETO CER: COMUNIDADE ESCOLAR DE ESTUDO,
- CURRÍCULO E CONHECIMENTO: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO...
- É preciso ouvir a voz do professorado
- Projeto reforço escolar
- ELEGENDO O OUTRO
- EXPLANAÇÃO DO DVD (GESTÃO DEMOCRÁTICA)
- Valores/atitudes/capacidades:
- Ficha de Auto-Avaliação
- docente aprende a aprender
- A conversa, é o meio do qual dispomos a nos fazer ...
- GAZETA Cara de bravo Motivação individual
- Gestor educacional
- Íntegra de entrevista: Antônio Nóvoa
- Leitura como autoconstrução do educador
- Metodologia de Ensino
- METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
- TRABALHO DE ARTICULAÇÃO
- O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE NA FORMAÇÃO HUMANA
- Integração Família- Escola- Comunidade
- A relação literatura/homem
- Intencionalidade: palavra-chave da avaliação
- Didática
- DIREITO A FAMÍLIA
- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA!
- DEZ MANDAMENTOS PARA A PAZ NA FAMÍLIA
- Como montar um Projeto de Orientação Sexual na escola
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO PEDAGOGICO:
- COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
- Formação de Professores
- Formação de Professores
- ATIVIDADES PEDAGOGICAS
- MUDANÇAS NO COTIDIANO, TRANSFORMAR HABITOS E INVES...
- MUDANÇAS NO COTIDIANO, TRANSFORMAR HABITOS E INVES...
- Qual o foco do psicopedagogo?
- Será que a felicidade só existe no momento presente?
- Conheça seu aluno e motive-o a aprender
- O desafio de ensinar a aprender para continuar apr...
- COMO ESTUDAR
- TRÊS ATITUDES:
- “O ELEFANTE ACORRENTADO”
- AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE PROFESSORES
- O TRABALHO EM GRUPO E A AVALIAÇÃO: ENFRENTANDO AS ...
- Pedagogia de Projetos: um Desafio Apaixonante
- RESENHA DO FILME: SEMPRE AMIGOS
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO
- TERMO DE COMPROMISSO
- A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- Reflexões sobre a educação
- RESENHA: como fazer?
- CARTA 2070Eu sou o seu Planeta, o seu paraíso, pre...
- O LIXO
- MEMORIAL/REFLEXÃO
- A FUNÇÃO DO PEDAGOGO FRENTE À CONSTRUÇÃO DO PROJET...
- OS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
-
▼
janeiro
(55)
About Me
- Reciclagem de Artigos
- Profissional Inscrita na ABPp Nº 821 Atendimento Psicopedagógico a crianças e adolescentes com: Dificuldades de aprendizagem em geral. Uma Pedagoga e Psicopedagoga que acredita na afetividade e humanização atraves da educação.
Seguidores
Assinar:
Postar comentários (Atom)