Integração Família- Escola- Comunidade
terça-feira, 19 de janeiro de 2010 by Reciclagem de Artigos in

Na proposta da Escola Waldir a família e a comunidade deverão estar sempre presentes no ambiente escolar. A participação da família é de fundamental importância na integração escola-comunidade e na inserção do educando no processo educativo. Possui papel primordial na construção dos valores que serão incorporados pela criança. Trazer a família à escola amplia os conceitos formulados pelos jovens. Família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano; são marcos de referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do sujeito. A participação dos pais na educação formal dos filhos deve ser constante e consciente. Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares. É importante que pais, professores, filhos/alunos compartilhem experiências, entendam e trabalhem as questões envolvidas no seu dia- a- dia sem cair no julgamento “culpado x inocente”, mas buscando compreender as nuances de cada situação, uma vez que tudo o que se relaciona aos filhos tem a ver, de algum modo, com os pais e vice-versa, bem como tudo que se relaciona aos alunos tem a ver, sob algum ângulo, com a escola e vice-versa.
Assim, cabe aos pais e à escola a preciosa tarefa de transformar a criança imatura e inexperiente em cidadão maduro, participativo, atuante, consciente de seus deveres e direitos, possibilidades e atribuições

Serão implementadas atividades diversificadas de leitura e escrita,tendo como principais objetivos despertar, no aluno, o gosto pela leitura e escrita e torná-lo competente nestas duas atividades tão fundamentais para a convivência social e com o meio ambiente.
Destacamos a Festa Junina como um dos grandes momentos para essa integração. Pais, tios e avós participarão de atividades direcionadas às respectivas faixas etárias criando um clima de valorização à família; a união e o carinho são as palavras-chave. Nesse momento, os trabalhos serão direcionados a uma valorização do nosso folclore, mostrando as diferenças culturais da nossa região.
Esse evento será incorporado ao nosso planejamento como uma atividade direcionada também à família. Buscando sempre a parceria com a comunidade à nossa volta oferecendo cursos aos quais os próprios responsáveis se colocam à disposição para ministrá-los como os de artesanato, culinária e palestras, promovendo a integração e a melhoria na qualidade de vida de todos os envolvidos.
Outro grande momento será os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. A culminância será num dia pré-determinado, com a escola abrindo as portas a todos para a visitação.
Contamos também com um grupo de teatro formado de alunos e ex-alunos, que também atende a alunos de outras escolas.
A finalidade da proposta é o desenvolvimento pleno de nossos alunos.


POR QUE FAMÍLIA E ESCOLA
Queremos mostrar aos pais como a escola pode contribuir para o aprendizado do aluno envolvendo a família, que é essencial para o processo educacional dos alunos, uma vez que o aluno aprende de acordo com as suas vivências na escola e dentro do seio familiar.

Será realizada uma grande mobilização e sensibilização com professores- alunos comunidade escolar, garantindo assim, o envolvimento de todos.
Estas vivências diárias, aos poucos, irão se consolidando em valores como: respeito ao outro e às regras, alegria, cooperação, melhora da auto-estima, satisfação no trabalho em grupo e etc.
Para conjugar o ambiente familiar e escolar em uma só vertente. Porque à maioria da comunidade e atores fazem menções a escola e à família como tendo lugares e papéis diferentes no processo educacional.
Percebemos as "práticas educacionais" como sendo um misto de todos aos setores da sociedade, e não como um fato isolado da história do indivíduo. Pois, esses setores devem formar um todo harmonioso, condição necessária para o desenvolvimento ideal de todos educandos
.Objetivamos reforçar o canal de comunicação entre a família e a escola, e todo o meio sócio educacional no qual estão inseridos.

Objetivos do Projeto
• Estabelecer mecanismo entre família e a escola promovendo um desenvolvimento integral no processo educacional resultando uma melhor qualidade de ensino.

• Propiciar aos alunos, pais e comunidade momentos de reflexão sobre suas escolhas, relacionando-a com a sua história de vida e como fruto de processo de desenvolvimento pessoal;

Auxiliar o adolescente a refletir sobre a importância da escolaridade e da família e sua função na sociedade e a satisfação que ele pode trazer;

• Permitir que o jovem expresse seus sentimentos em relação às situações vivenciadas e as expectativas em relação ao seu futuro e da sua família.


O que nós pretendemosa fazer até dezembro para ampliação do direito de aprender?" Temos que conhecer e reconhecer a possibilidade de cada segmento em contribuir para a melhora da aprendizagem.
Sem dúvida criar momentos significativos para todos, propiciar a integração entre os diferentes atores do processo educativo; o estreitamento da relação família - escola; a reflexão sobre a responsabilidade de cada um e o compromisso de todos pela qualidade da educação. propiciar um ensino que garanta a aprendizagem significativa e que leve em conta a realidade local.

AS TAREFAS E OS COMPORMISSOS DE CADA UM DOS ENVOLVIDOS
Direção e coordenação pedagógica Professores Pais
• Intensificar o acompanhamento da freqüência dos alunos: chamar pais dos alunos com faltas;
• Buscar e viabilizar recursos para o desenvolvimento de um bom trabalho pedagógico de qualidade;
• Apoiar iniciativas / projetos que buscam o aumento da qualidade do ensino e da aprendizagem;
• Ampliar os encontros que envolvam os diversos segmentos;
• Incentivar o planejamento compartilhado: professores de todas as áreas.
• Intensificar a relação escola/ família/comunidade;
• Compartilhar resultados e boas práticas. • Realizar reuniões para debater as dificuldades de aprendizagem e propor encaminhamentos;
• Aplicar em sala de aula os conhecimentos adquiridos sobre leitura e escrita;
• Assumir o compromisso com os projetos;
• Desenvolver atividades diversificadas de leitura em sala de aula e também envolvendo funcionários, pais, comunidade;
• Ampliar as situações de leitura e escrita;
• Maior empenho na recuperação contínua;
• Elaborar contrato de atitudes com todos os alunos, primeiramente em cada turma e posteriormente em assembléia com a participação de todos os alunos;
• Diversificar a organização da sala de aula: disposição das carteiras;
• Incentivar o uso da biblioteca;
• Promover atividades além da sala de aula: recreio dirigido; cantos com materiais para entretenimento e de leitura;
• Apresentar os gráficos do IDEB em reuniões de pais e alunos, para juntos buscar possíveis soluções. • Promover a participação ativa dos pais;
• Ajudar a promover atividades diversificadas: jogos, música, teatro;
• Acompanhar a freqüência e a aprendizagem dos filhos;
• Incentivar as atitudes de respeito para com professores e colegas;
• Acompanhar o ensino, colaborando para que professor e alunos conversem mais.

Alunos Merendeiras Profissionais da limpeza
• Incentivar os colegas a terem um compromisso maior com os estudos;
• Promover projetos que envolvam alunos, professores, comunidade;
• Pedir aos professores para darem mais atenção e explicações aos alunos;
• Elaborar regras de convivência. • Auxiliar na organização da escola;
• Orientar os alunos a manterem a limpeza;
• Cumprir com nossas funções;
• Auxiliar / orientar os alunos quanto a limpeza do patrimônio escolar




AVALIAÇÃO:
Será de acordo os objetivos propostos, avaliando a cada encontro a partir das discussões com pais alunos e professores. Objetivando a formação de vínculos sociais a superação e reflexão. Que os objetivos propostos sejam alcançados de forma satisfatória em prol do bem estar social da família e da escola como um todo.

VANESSA
O QUE VOCE ACHA DE PEGARMOS COMO MODELO ESSE PROJETO PARA FUNDAMENTAÇÃO TEORICA, OU FAZER O ESTUDO DE CASO NÃO É MUITO DIFERENTE DA NOSSA REALIDADE...
Palavras-Chaves: Família, Escola, Desempenho Escolar.
As vivências na docência e a reflexão sobre a prática pedagógica, juntamente com momentos de maior intercâmbio com a família, estão na base do objetivo deste estudo de investigar as relações entre o envolvimento da família com a vida escolar e a aprendizagem no ensino fundamental. A família reflete os problemas da sociedade bem como a presença ou ausência de valores nos diversos contextos humanos e desse modo é importante pesquisar sua relação com o desempenho escolar. Esses foram os pressupostos, oriundos da experiência prática e da teoria, Investigar qual é o papel da família no desempenho escolar das crianças; Observar e descrever o comportamento de crianças com bom e fraco desempenho escolar. Tendo como objetivos específicos, investigar: a influência dos valores familiares no desempenho escolar; os sentimentos dos pais e mães em relação à escola; o relacionamento que as famílias das crianças com bom e fraco desempenho mantêm com a escola; a interação social em sala de aula dos alunos e alunas com bom e fraco desempenho, as atitudes em relação ao trabalho em sala de aula dos alunos e alunas com bom e fraco desempenho. A pesquisa foi realizada por meio de estudo de caso de método qualitativo. A pesquisa qualitativa é ideal para tratar o tema porque permite a compreensão do fenômeno em seus aspectos subjetivos e particulares e, desse modo, contempla a complexidade desta relação da criança com seus cuidadores e demais participantes da sua educação. Os dados foram coletados em uma turma de 5ªª série mediante observações participantes em sala de aula e entrevistas. Foram entrevistadas dez professoras, doze estudantes e oito mães. Através das observações e entrevistas foi possível perceber dois grupos distintos na sala de aula: o grupo de alunos e alunas que apresentam bom desempenho e o grupo dos que apresentam fraco desempenho escolar. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo sob três eixos temáticos: (a) professoras; (b) alunas e alunos; (c) mães. Alguns pontos interessantes da pesquisa são a forma com que as professoras conceituam as alunas e alunos com bom e fraco desempenho, que demonstram como as prioridades na avaliação estão se modificando, pois em todos os depoimentos, as professoras mostram toda sua compreensão e afetividade em relação aos estudantes. O perfil de um aluno com bom desempenho escolar, ou aluna, pois em geral a maioria das professoras refere-se às meninas como representantes deste grupo, é aquele que tem: “mais facilidade de aprendizagem.” “ ...é o aluno que consegue seguir em frente no conteúdo, aquele que tem um bom entendimento e tem uma base para poder avançar”. “Elas são interessadas, são motivadas e quando não entendem perguntam. Procuram fazer os exercícios, procuram ajudar os colegas.” “Elas mantêm um bom nível de atenção em sala de aula durante as aulas. Eu acredito que essas crianças mantêm essa qualidade em sala de aula devido à motivação que vem de casa. [Os motivos do bom desempenho estão] na educação delas de casa e na preocupação dos pais em relação ao desempenho delas, do crescimento pessoal delas. Então eu vejo assim muito forte nelas aspectos positivos que vêm da família.” Os alunos indicados e observados como tendo fraco desempenho escolar são todos do sexo masculino, geralmente são agitados, conversam muito, tentam chamar a atenção com atitudes negativas, não conseguem avançar, já repetiram o ano no mínimo duas vezes, estão com idade acima da média da turma, apresentam problemas com os pais. Além disso, dificilmente alguém da família comparece à escola para saber de seu desempenho ou comportamento. “E o aluno fraco, esse aluno que seria o mau aluno é um aluno que ele tem dificuldade na base dele, no aprendizado e não consegue avançar. Seria isso.” “São alunos que destoam assim da turma, que eles agitam, eles não param quietos, estão sempre conversando, chamando a atenção, quando tu consegue manter a turma assim sobre um certo patamar, eles vêm e puxam para algum outro assunto, são alunos que são pivôs.” “São [de] famílias que têm consciência da importância do estudo, porém não têm uma base também de experiências de sociedade, assim, digamos da importância real da escola. Então elas incentivam bastante os filhos, mas ao mesmo tempo não conseguem contribuir com conhecimentos básicos, que possam motivar mais os alunos e despertar mais interesse neles, então fica só por parte dos professores essa ... missão.” A partir dessa vivência de pesquisa, pode-se perceber que no ambiente escolar existem dois tipos de famílias: aquelas que demonstram interesse pela vida escolar de seus filhos e filhas, integrando-se ao processo educacional e participando ativamente das atividades da escola, sempre que possível, e aquelas que consideram que sua participação é dispensável ou inadequada e preferem simplesmente omitir-se do processo escolar. “A participação é constante. Eu estou sempre verificando cadernos, procuro falar com os professores, saber como eles estão. A minha preocupação é muito grande. Como é que está a escola? Está sendo bem administrada? Todos estes aspectos” (depoimento de uma mãe de aluna). Essas comunicações entre família e escola deveriam ser mais estudadas porque essas duas instituições precisam uma da outra. A interação entre família e escola não deveria ser reduzida apenas a reuniões formais e contatos rápidos, mas ocorrer regularmente em momentos de maior intercâmbio nos quais a família pudesse efetivamente participar do cotidiano da escola. É importante salientar que o fracasso ou o sucesso escolar de cada um é influenciado por diversos fatores, sendo o envolvimento da família com a escola apenas um deles, pois também contam a cultura familiar, as oportunidades vividas por estes alunos e alunas. As expectativas de pais e mães em relação ao futuro são fatores que podem cooperar ou não para que estas crianças e adolescentes estejam motivadas para um bom desempenho escolar. É provável que uma investigação da história de vida escolar dos pais e mães destes alunos e alunas aponte os fatores relacionados com o tipo de relação que esta família desenvolve com a escola e a origem dessas expectativas. Ao que tudo indica, a única forma de superação da situação inquietante na qual se encontra a educação pública brasileira atualmente seria aproximar a escola não só das necessidades das famílias, quanto de sua cultura e dos processos construtivos presentes no desenvolvimento da criança. Nas escolas estaduais atualmente, o aluno e a aluna se vêem obrigados a conviver com situações de violência, desespero e desesperança, ante as quais, a maioria dos professores simplesmente desistiu, assistindo a tudo como meros espectadores, sem perspectivas de um futuro humanizado e harmonioso. Desse modo, as relações entre as pessoas passaram para segundo plano, pois atualmente o que menos importa é o outro. Conseqüentemente, é imprescindível que pais e mães estejam em sintonia com a vivência escolar e social de seus filhos e filhas, pois essa integração tende a enriquecer e facilitar o desempenho escolar da criança. Portanto, é necessário que se habituem a participar da vida escolar dos filhos e filhas. Para isso, uma alternativa viável seria a divisão de responsabilidades entre os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Esta é a união que é proposta no presente estudo. Esta parceria consiste em família e escola caminharem juntas, sendo que cada uma das partes deve ser preservada em suas características próprias. Em suma, os resultados da presente pesquisa mostram que alunos e alunas que não dispõem do envolvimento da família na sua vida escolar estão constantemente sem motivação e na maioria das vezes possuem um baixo rendimento escolar ou um comportamento fora dos padrões da turma, indicando que provavelmente exista uma associação direta entre o envolvimento da família e seu arranjo enquanto organização social e o desempenho da criança ou adolescente na escola. Esses resultados sugerem que, no âmbito escolar, é preciso buscar o envolvimento da família na aprendizagem dos seus filhos e filhas, valorizar e orientar os pais e mães no sentido de incentivar as boas relações com a escola e todos que fazem parte deste ambiente. Essa certeza se evidencia no cotidiano escolar onde são visíveis, por exemplo, os resultados positivos do trabalho com famílias de alunos e alunas com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamento inadequado.. É interessante observar que esta pesquisa realmente abrange todo o contexto escolar, não se resumindo somente à turma pesquisada que consiste em um trabalho voluntário de mães dentro do ambiente escolar, aproximando efetivamente a família e a escola nesta Comunidade.