Nossa proposta de ensino-aprendizagem tem seus fundamentos teóricos na concepção sócio-interacionista.
Sócio-interacionismo é a teoria que concebe o conhecimento como um processo construído pelo indivíduo, em interação com o meio, ao longo de toda a sua vida. Acreditamos num sujeito ativo, que agindo sobre os objetivos, vai interiorizando os conhecimentos a partir deles. Ao mesmo tempo, sofre influências do meio em que está inserido e interagindo com o grupo social em que vive. Baseamo-nos nos estudos realizados por Jean Piaget, Vigotsky, Celestin Freinet e Henri Wallon, por acreditar que, neste final de século, apenas a visão dos inatistas e a dos ambientalistas com relação ao conhecimento, não dão conta das demandas atuais existentes e nem das demandas mundiais, que requerem de nós a formação de um cidadão para o mundo.
A aprendizagem organiza-se, estrutura-se num processo dialético de interlocução. Por isso, propomos que a escola utilize várias dinâmicas que possibilitem a discussão, o diálogo. A interação na sala de aula é fundamental para que a aprendizagem circule movida pelas relações afetivas, possibilitando a "construção do saber.
A organização acadêmica tradicional, com os alunos fechados em si mesmos e produzindo sozinhos, deve abrir espaço para que aconteça o debate, o trabalho coletivo, a interlocução.
Um projeto pedagógico é um documento que configura a identidade de uma escola, na medida que define os pressupostos, as finalidades educativas e as diretrizes gerais da prática pedagógica da instituição.
Na verdade, o projeto político-pedagógico deve ser visto como uma verdadeira fonte de atividades cujos autores têm uma meta definida, para se atingirem os objetivos preestabelecidos cujas ações sejam plenamente identificáveis, calcadas na realidade. É ter convicção daquilo que é, daquilo que se quer. É uma projeção do desejo de criar objetivando a qualidade e a integração das coisas, das pessoas com toda a experiência e perspectivas de uma grande realização.
Gadotti diz que: "Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado o presente. Um projeto pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As “promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores-autores”.
O professor deve agir como mediador do conhecimento na relação aluno-objeto, detectando o que o aluno sabe, apresentado-lhe situações-problema e modifique suas hipóteses fornecendo-lhes informações que o ajudem a ampliar as redes de significado. Para que isso seja possível é necessário que conheça o nível de seus alunos como conteúdo que pretende ensinar, propondo-lhes atividades de caráter aberto e dinâmico que lhes proporcionem a realização de atividades significativas.
UM ESPAÇO ESPECIAL PARA TROCA DE NOVOS CONHECIMENTOS, NOVAS AMIZADES...
Blog Archive
-
▼
2010
(73)
-
▼
janeiro
(55)
- 220 MOTIVOS PARA ESTUDAR:
- PROJETO CER: COMUNIDADE ESCOLAR DE ESTUDO,
- CURRÍCULO E CONHECIMENTO: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO...
- É preciso ouvir a voz do professorado
- Projeto reforço escolar
- ELEGENDO O OUTRO
- EXPLANAÇÃO DO DVD (GESTÃO DEMOCRÁTICA)
- Valores/atitudes/capacidades:
- Ficha de Auto-Avaliação
- docente aprende a aprender
- A conversa, é o meio do qual dispomos a nos fazer ...
- GAZETA Cara de bravo Motivação individual
- Gestor educacional
- Íntegra de entrevista: Antônio Nóvoa
- Leitura como autoconstrução do educador
- Metodologia de Ensino
- METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
- TRABALHO DE ARTICULAÇÃO
- O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE NA FORMAÇÃO HUMANA
- Integração Família- Escola- Comunidade
- A relação literatura/homem
- Intencionalidade: palavra-chave da avaliação
- Didática
- DIREITO A FAMÍLIA
- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA!
- DEZ MANDAMENTOS PARA A PAZ NA FAMÍLIA
- Como montar um Projeto de Orientação Sexual na escola
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO PEDAGOGICO:
- COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
- Formação de Professores
- Formação de Professores
- ATIVIDADES PEDAGOGICAS
- MUDANÇAS NO COTIDIANO, TRANSFORMAR HABITOS E INVES...
- MUDANÇAS NO COTIDIANO, TRANSFORMAR HABITOS E INVES...
- Qual o foco do psicopedagogo?
- Será que a felicidade só existe no momento presente?
- Conheça seu aluno e motive-o a aprender
- O desafio de ensinar a aprender para continuar apr...
- COMO ESTUDAR
- TRÊS ATITUDES:
- “O ELEFANTE ACORRENTADO”
- AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE PROFESSORES
- O TRABALHO EM GRUPO E A AVALIAÇÃO: ENFRENTANDO AS ...
- Pedagogia de Projetos: um Desafio Apaixonante
- RESENHA DO FILME: SEMPRE AMIGOS
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO
- TERMO DE COMPROMISSO
- A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- Reflexões sobre a educação
- RESENHA: como fazer?
- CARTA 2070Eu sou o seu Planeta, o seu paraíso, pre...
- O LIXO
- MEMORIAL/REFLEXÃO
- A FUNÇÃO DO PEDAGOGO FRENTE À CONSTRUÇÃO DO PROJET...
- OS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
-
▼
janeiro
(55)
About Me
- Reciclagem de Artigos
- Profissional Inscrita na ABPp Nº 821 Atendimento Psicopedagógico a crianças e adolescentes com: Dificuldades de aprendizagem em geral. Uma Pedagoga e Psicopedagoga que acredita na afetividade e humanização atraves da educação.
Seguidores
Assinar:
Postar comentários (Atom)