Metodologia de Ensino
terça-feira, 19 de janeiro de 2010 by Reciclagem de Artigos in

Nossa proposta de ensino-aprendizagem tem seus fundamentos teóricos na concepção sócio-interacionista.
Sócio-interacionismo é a teoria que concebe o conhecimento como um processo construído pelo indivíduo, em interação com o meio, ao longo de toda a sua vida. Acreditamos num sujeito ativo, que agindo sobre os objetivos, vai interiorizando os conhecimentos a partir deles. Ao mesmo tempo, sofre influências do meio em que está inserido e interagindo com o grupo social em que vive. Baseamo-nos nos estudos realizados por Jean Piaget, Vigotsky, Celestin Freinet e Henri Wallon, por acreditar que, neste final de século, apenas a visão dos inatistas e a dos ambientalistas com relação ao conhecimento, não dão conta das demandas atuais existentes e nem das demandas mundiais, que requerem de nós a formação de um cidadão para o mundo.
A aprendizagem organiza-se, estrutura-se num processo dialético de interlocução. Por isso, propomos que a escola utilize várias dinâmicas que possibilitem a discussão, o diálogo. A interação na sala de aula é fundamental para que a aprendizagem circule movida pelas relações afetivas, possibilitando a "construção do saber.
A organização acadêmica tradicional, com os alunos fechados em si mesmos e produzindo sozinhos, deve abrir espaço para que aconteça o debate, o trabalho coletivo, a interlocução.

Um projeto pedagógico é um documento que configura a identidade de uma escola, na medida que define os pressupostos, as finalidades educativas e as diretrizes gerais da prática pedagógica da instituição.

Na verdade, o projeto político-pedagógico deve ser visto como uma verdadeira fonte de atividades cujos autores têm uma meta definida, para se atingirem os objetivos preestabelecidos cujas ações sejam plenamente identificáveis, calcadas na realidade. É ter convicção daquilo que é, daquilo que se quer. É uma projeção do desejo de criar objetivando a qualidade e a integração das coisas, das pessoas com toda a experiência e perspectivas de uma grande realização.

Gadotti diz que: "Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado o presente. Um projeto pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As “promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores-autores”.
O professor deve agir como mediador do conhecimento na relação aluno-objeto, detectando o que o aluno sabe, apresentado-lhe situações-problema e modifique suas hipóteses fornecendo-lhes informações que o ajudem a ampliar as redes de significado. Para que isso seja possível é necessário que conheça o nível de seus alunos como conteúdo que pretende ensinar, propondo-lhes atividades de caráter aberto e dinâmico que lhes proporcionem a realização de atividades significativas.