O LIXO
domingo, 3 de janeiro de 2010 by Reciclagem de Artigos in

O lixo
Um dos grandes problemas ambientais da atualidade é o destino a ser dado ao lixo. O lixo é gerado por toda a sociedade, por isso deve ser uma questão e responsabilidade de todos e não somente de alguns indivíduos. É direito de todo cidadão ter um ambiente sadio e é um dever de todos preservá-lo. O lixo é todo o resíduo sólido resultante das atividades do ser humano. Segundo pesquisas, no Brasil, o lixo na sua grande maioria é composto por restos de alimentos, por serem mal embalados e manuseados inadequadamente.
Atualmente, grande parte das cidades brasileiras joga o lixo na natureza sem o devido tratamento, causando poluição, mau cheiro, contaminação do solo e das águas e um grande aumento de insetos causadores de sérias doenças.
É comum em várias cidades brasileiras, encontrar catadores de lixo, que além de contribuir para a renda familiar, estão ajudando a limpar e embelezar o meio ambiente e contribuir para diminuir o impacto negativo dos mesmos sobre a natureza.

Agora é hora de cada um fazer a sua parte para salvar o Planeta e poder dizer que está deixando algo de bom para as gerações futuras.
Uma questão primordial também é a educação ambiental que sensibilize a população na mudança de hábitos diários quanto ao uso racional da água potável, usar menos produtos com embalagens plásticas. Promover o uso de produtos biodegradáveis. Separar o lixo para ser enviado as recicladoras. Começar a ter atitudes de respeito e de compromisso com a mão terra em nossas casas, no ambiente que vivemos.
A solidariedade entre as pessoas e a mudança de comportamento, são alternativas que poderão ajudar a conservar a biodiversidade do Planeta.
Cada indivíduo precisa estar ciente que a vida e a sua manutenção depende de suas ações. Todos somos responsáveis pela vida do Planeta e todas as vidas dependem de boas atitudes. O conforto ambiental vale para o coletivo, enquanto que o conforto material é individual.